Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Hospedagem Cloud: o que é e como funciona?

A hospedagem cloud é um serviço tecnológico em que um ou mais servidores virtuais são interligados em diversos computadores, como forma de aumentar a capacidade de armazenamento e processamento.

Avatar do usuário Laura Paulino
Laura Paulino

Na prática, é um conjunto de servidores que podem, ou não, estar no mesmo ambiente e que são divididos ou alocados de forma dinâmica, sempre que houver necessidade.

Ou seja, quando um servidor está sobrecarregado, o sistema consegue distribuir o processamento de forma mais organizada.

Dessa forma, caso haja algum problema com um dos computadores da empresa, o site e as informações necessárias continuarão disponíveis para os usuários.

Quer saber mais sobre o processo de funcionamento desse tipo de hospedagem? Continue a leitura.

Como funciona a hospedagem cloud?

A computação em nuvem depende de três componentes:

Front-end: por onde os usuários acessam a rede;

Back-end: servidores, dispositivos físicos, programas de armazenamento de dados e outras ferramentas que dão estrutura e apoio às ações do usuário da máquina;

Rede: internet que conecta um componente com o outro.

A hospedagem cloud, como você já sabe, é a união de vários servidores que permitem o funcionamento do site, mesmo quando há algum problema nas máquinas.

Assim, os dados são distribuídos em todos os servidores que estão conectados na rede. Mas se houver falhas em algum dos dispositivos ou algum deles ficar sobrecarregado, o sistema consegue compensar.

Quais são as principais vantagens da hospedagem cloud?

Devido aos avanços tecnológicos dos últimos anos, as empresas estão procurando por sistemas capazes de manter um ambiente com alta escalabilidade.

Se esse é o seu caso, a hospedagem cloud oferece diversos benefícios que vão atender às suas exigências, por exemplo:

1. Capacidade de processamento

A hospedagem em nuvem utiliza vários servidores que ajudam a compor o ambiente virtual.

Por esse motivo, recursos computacionais podem ser adicionados ou removidos sempre que for preciso.

Ou seja, é possível otimizar a capacidade de processamento em momentos específicos, por exemplo, uma época do ano em que normalmente o seu site recebe mais acessos.

2. Redução de custos

Ao adquirir um serviço de hospedagem na nuvem, a sua organização começa a ter maior controle dos custos envolvidos no processo.

Não haverá surpresas em relação aos gastos, pois é você quem define o orçamento disponível e os recursos que serão utilizados, conforme as necessidades da empresa.

Se em algum momento, você achar que é necessário ampliar a capacidade de processamento (seja de forma definitiva ou apenas por um período), não tem problema algum, pois você poderá realizar essa alteração quando quiser.

O melhor de tudo é que você também vai diminuir os custos relacionados a manutenção de equipamentos e a formação de uma equipe interna especializada para corrigir eventuais problemas nos servidores locais.

3. Confiabilidade

Quando o conteúdo de uma página é distribuído em várias máquinas interligadas que armazenam os mesmo arquivos, caso uma dela fique offline ou sofra qualquer tipo de falha no sistema, as outras irão continuar funcionando normalmente.

Assim, o site permanece online mesmo em momentos de tráfego intenso.

4. Segurança

Com a hospedagem da nuvem, o site da sua empresa ficará isolado de problemas físicos nas máquinas, que incluem invasões, sobrecarregamento do sistema e falha em HDs externos.

5. Agilidade

O servidor de hospedagem em nuvem pode ser implementado em pouco tempo.

Além de conseguir aumentar a capacidade do seu site corporativo ou loja virtual, esse modelo cria um equilíbrio entre todos os ambientes do servidor, diminuindo o sobrecarregamento dos recursos.

6. Monitoramento

Ao implementar esse serviço na sua empresa, você poderá utilizar diversas ferramentas para garantir que o seu site nunca saia do ar ou fique instável.

Assim, além de prevenir o sobrecarregamento do sistema, será possível realizar testes frequentes, para garantir que não há nenhum problema capaz de deixar o site inacessível.

A hospedagem cloud tem diversos benefícios

Hospedagem cloud ou compartilhada: qual a diferença?

Na hospedagem compartilhada, o servidor físico é compartilhado entre diversos usuários.

Isso não é necessariamente um problema, desde que o seu site ou loja virtual ainda não recebam um grande número de visitas.

Já na hospedagem cloud, os arquivos da empresa não ficam hospedados em um servidor físico, mas sim na nuvem.

Assim, você não precisa se preocupar com a estrutura de consumo máxima, pois um dos benefícios dessa tecnologia é justamente a escalabilidade.

Em que casos a hospedagem cloud é indicada?

Não há dúvidas de que a hospedagem em nuvem é uma alternativa viável e extremamente eficiente.

Mas esse serviço não é indicado para todo e qualquer negócio.

Por exemplo, se o tráfego do site é leve e moderado, ou seja, não há grandes alterações no número de acessos em períodos específicos, a hospedagem compartilhada, como já explicamos, pode ser a melhor opção para a empresa.

Mas para lojas virtuais, sites corporativos e páginas que geram leads, a hospedagem cloud é uma excelente opção, já que ajuda a manter a página em funcionamento mesmo nos momentos de tráfego intenso no site.

Além disso, a hospedagem em nuvem é uma ótima opção para editoras e sites de notícias que dependem do aumento no tráfego para fazer com que os posts recebam mais acessos.

Como você pode ver, esse serviço é uma ótima alternativa na maioria das situações. E é por isso que a hospedagem cloud concorre diretamente com a hospedagem compartilhada e servidores virtuais.

Qual o futuro da hospedagem cloud?

A computação em nuvem está cada vez mais presente no ambiente organizacional.

Isso significa que, nos próximos anos, a hospedagem cloud será capaz de trazer ainda mais recursos!

Prepare-se para ver essa prática se tornar o centro de diversas organizações, independentemente do segmento.

A hospedagem cloud é muito mais do que um serviço de hospedagem tradicional, já que ela ajuda a otimizar o seu site e faz com que ele esteja sempre no ar, independentemente do número de acessos!

Quer saber mais sobre essa tecnologia e contratar um serviço de hospedagem na nuvem hoje mesmo? Entre em contato conosco e faça a sua solicitação!

Autor avatar
Autor
Laura Paulino