Nenhum resultado encontrado

Nova cotação

Inteligência artificial: o que é, conceito e os 5 principais benefícios

Entender o que é Inteligência Artificial (IA) é essencial para acelerar a transformação digital da sua empresa.

Avatar do usuário Laura Paulino
Laura Paulino

Isso acontece pois, atualmente, ela é uma das principais ferramentas disruptivas e pode mudar totalmente a forma como os colaboradores trabalham e se comunicam, seja entre eles mesmos ou com os clientes.

Para entender mais sobre essa tecnologia e a importância dela para o mundo dos negócios, continue a leitura.

O que é inteligência artificial?

Apesar de parecer algo moderno e futurista, a inteligência artificial não é tão nova quanto algumas pessoas pensam.

O termo foi criado em 1956, pelo Professor John McCarthy, que utilizou a expressão para se referir a capacidade que as máquinas tem de resolver problemas e realizar tarefas. Décadas depois, o conceito da IA continua basicamente o mesmo.

Uma solução de Inteligência Artificial envolve várias tecnologias ao mesmo tempo, como sistemas de aprendizado, algoritmos, entre outras que conseguem simular capacidades humanas ligadas ao ato de aprender, raciocinar e tomar decisões de forma lógica.

Graças aos sistemas de aprendizado que possuem a capacidade de analisar um enorme volume de dados e informações, as IAs podem aprender por ‘’si mesmas’’.

Quais são as tecnologias que permitem o funcionamento da Inteligência Artificial?

Existem algumas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento e funcionamento da IA. Entre elas, podemos citar:

Machine Learning

O Machine Learning (Aprendizado de Máquina) é o primeiro pilar da IA.  Ele envolve um método de avaliação de dados que automatiza a criação e o desenvolvimento de padrões.

Sem o Aprendizado de Máquina, aquilo que hoje entendemos como o conceito de Inteligência Artificial, não poderia ser concretizado.

Um exemplo claro do Machine Learning é a recomendação de produtos para clientes. Basicamente, esse processo funciona da seguinte maneira:

A máquina monitora todas as ações dos consumidores dentro de um site e identifica determinados padrões. Por exemplo, se o cliente procurou por produto X, é bem provável que ele se interesse também pelo produto Y.

Dessa forma, assim que o usuário faz uma busca na plataforma, o sistema indica um item relacionado.

Outros exemplos de Machine Learning utilizados pelas empresas são:

• Análise de documentos;

• Cruzamento de dados;

• Navegação inteligente.

Deep Learning

O Deep Learning (Aprendizagem Profunda) é um tipo específico de aprendizado de máquina.

Ele envolve redes neurais artificiais, podendo ser aplicado no processo de reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação que são suportados através de um conjunto de dados.

Assim, o Deep Learning consiste no aprofundamento do Machine Learning, tornando-o muito mais inteligente e completo.

Processamento de Linguagem Natural (PNL)

O Processamento de Linguagem Natural é uma vertente da IA que auxilia as máquinas a entender e interpretar a linguagem humana.

Através do PNL, os algoritmos podem procurar padrões em textos e postagens feitos por clientes na internet. Assim, torna-se possível encontrar um modelo em relação ao comportamento dos consumidores, a opinião deles sobre a empresa de forma geral e descobrir se eles realmente estão satisfeitos com a qualidade dos produtos/serviços.

Essa tecnologia traz muitos benefícios para os profissionais que trabalham em áreas como atendimento ao consumidor, por exemplo.

Quais são os principais benefícios da Inteligência Artificial?

Não há dúvidas de que a IA revolucionou o mundo dos negócios.

Não importa o segmento ou o porte da empresa, pois todas as organizações podem ser beneficiadas com o uso dessa tecnologia.

Conheça cinco vantagens que a IA proporciona para as empresas:

Aprofundamento dos dados

Há vários anos, o Big Data disponibiliza uma análise sistemática dos dados e informações.

Porém, a Inteligência Artificial aprimorou a capacidade de interpretação de dados, pois fez com que esse processo se tornasse ainda mais preciso e inteligente.

Desse modo, mesmo se o seu negócio estiver competindo com uma empresa que atua na mesma área, com estratégias e técnicas relativamente parecidas, você pode ganhar um diferencial competitivo, se tiver um bom conjunto de dados e, ao mesmo tempo, aplicar a Inteligência Artificial na identificação de padrões de comportamento do cliente.

Melhora na tomada de decisão

Essa tecnologia simplifica consideravelmente o processo de análise, já que ela organiza e torna os dados mais precisos, ou seja, mais relevantes e úteis para o processo de tomada de decisão.

Redução de erros

Quando a tecnologia é utilizada em conjunto com a ação humana, ou seja, com o trabalho dos colaboradores, os resultados se tornam ainda melhores.

As soluções de IA são utilizadas no monitoramento de máquinas e sistemas computacionais de uma organização. Graças ao conteúdo adquirido, essa tecnologia consegue identificar possíveis erros e falhas que, muitas vezes, passam despercebidos.

Assim, além de a sua empresa ficar livre de prejuízos financeiros que poderiam ser causados por esses erros, os colaboradores se tornam ainda mais eficientes, pois com o uso de ferramentas específicas, são capazes de produzir mais em menos tempo.

Atendimento ao cliente

Os Chatbots são softwares utilizados para conversar com os clientes através de mensagens automáticas. Podem estar presentes tanto no site institucional quanto nas redes sociais.

O robô ajuda a solucionar dúvidas dos usuários e oferece assistência em casos de problemas (por exemplo, produto com defeito ou dificuldade para utilizar um serviço).

Porém, caso o chatbot não consiga encontrar uma solução para o problema do cliente, ele deve redirecionar a conversa para o setor de atendimento da empresa.

Melhora constante

A Inteligência artificial não para de evoluir. A todo momento, são criadas novas técnicas e ferramentas para que as empresas possam ser cada vez mais beneficiadas com o desenvolvimento de soluções tecnológicas modernas e eficientes.

A IA viabiliza uma evolução constante no que se refere ao uso de informações de valor, já que essa tecnologia utiliza redes neurais artificiais com várias camadas capazes de criar estruturas interpretativas muito mais eficientes.

Sendo assim, se você quer acompanhar as tendências do mercado e estar sempre um passo a frente da concorrência, pode ter certeza: investir em inteligência artificial é essencial para a continuidade do seu negócio.

Quer conhecer e adquirir as principais ferramentas tecnológicas para acelerar a transformação digital da sua empresa e ganhar vantagem competitiva?

Entre em contato com o FinderSoftwares e faça a sua solicitação agora mesmo!

Autor avatar
Autor
Laura Paulino